28 de mai. de 2019

mais algumas ideias sobre a hipotética substituição da Irmã Lúcia




volto a este assunto porque deparei-me com várias fotos reportando o registo da visita do Papa Paulo VI a Fátima, em 1967, quando visitei o site de arquivo da RTP, e houve algo que me chamou a atenção; a RTP não me deu permissão para a utilização das fotos, após ter enviado e-mail - explicaram-me que podia somente partilhar os conteúdos via fb ou twitter, e entretanto esqueci o assunto... ontem vi uma pilha de livros no ecocentro, eram livros de cariz religioso, e entre eles estavam 2 sobre Fátima com fotos razoáveis, e foi uma daquelas coincidências :)



sendo que a Irmã Lúcia nasceu em 1907, e a visita do Papa ocorreu a 1967, expliquem-me como é que supostamente ela tem 60 anos nestas fotos: mesmo com o recurso a plásticas de correcção de dentes, há várias dúvidas que me assolam - nitidamente a substituta da Irmã Lúcia tem a pele mais clara, a face redonda, os olhos mais afastados, e uma atitude demasiado jovial, em oposição às fotos da sua adolescência! e por outro lado, qual seria o motivo para recorrer à cirurgia plástica, já que a Irmã sempre levou uma vida de reclusão, afastada de todos? nessa altura o impacto da imagem pessoal não teria as proporções que vemos agora, e tampouco se justifica neste contexto... eu entendo também que uma vida de reclusão, de meditação, sem o stress de ter de ganhar a vida com um emprego, nem ter de criar filhos, poderá fazer com que a pessoa não aparente ter a idade que tem e consiga manter um ar mais jovem e fresco - por outro lado, enquanto criança a viver no campo, Lúcia mostra na pele os efeitos de uma vida ao sol, enquanto que na reclusão de um convento o tom de pele poderia ter clareado - mas, e o formato da cara, os olhos, o formato do queixo? algo de estranho se passa...




Maria Rosa, mãe da Irmã Lúcia - é visível a semelhança
com a filha, e aqui poderíamos ter um exemplo de como
seriam mais ou menos as suas feições aos 60 anos





























deixo link para o meu post anterior sobre o assunto: