30 de mar. de 2011

Transformers The Dark of The Moon - o cinema e as teorias de conspiração!






Mais uma vez temos um exemplo do aproveitamento das teorias de conspiração para os guiões de Hollywood - neste caso o mito urbano que afirma que nunca fomos à Lua; há dois dias atrás estava a escutar o Coast to Coast e fiquei perplexa quando o anfitrião do programa, Ian Punnett, practicamente cortou um ouvinte do ar, quando este afirmava isso mesmo - houveram algumas missões nas quais os astronautas pisaram a Lua, mas outras existiram que foram consideradas uma fraude - e com o argumento incrível: "Amigo, o que me está a dizer está no trailer do Transformers 3!" E fim de conversa... Se isto acontece num programa de rádio considerado alternativo, não deveriamos ficar admirados sempre que a restante comunicação social descarte os relatos de avistamentos, adbuções, etc como produtos de imaginação fértil, como o resultado de tanta exposição a séries de TV e películas de Hollywood. 


 Já no distante ano de 1968, Carlos Cruz entrevistava Serafim Sebastião, testemunha do famoso avistamento do ovni na Base das Lajes, Ilha Terceira, e a dada altura sugeria que o mesmo teria fantasiado o evento, retirando a ideia de um programa de televisão que havia sido transmitido dois dias antes - perante esta afirmação, Serafim Sebastião terá dito simplesmente que a sua família não possuía televisão... Algo perfeitamente normal para 1968!


Este tema é bem mais complexo do que aparenta ser, merece uma reflexão: qual será o propósito final do bombardeamento constante de Hollywood relativo a temas ufológicos? Sim, porque não sejamos ingénuos, o cinema serve muitissimo bem como um modelador de comportamentos socialmente aceitáveis, fornecendo-nos um vasto sistema de crenças e padrões de conduta, conduzindo-nos para a assimilação de atitudes patentes em actores com os quais nos possamos identificar, ou aceitando implicitamente as ideias expostas por um determinado realizador... Neste contexto, que implicações estarão patentes nas mensagens de contactos extraterrestres, viagens no tempo, ou a existência de outros planetas habitados? Estará Hollywood a preparar-nos para a inevitável realidade do contacto com outros seres? Ou ao invés disso, será tudo isto parte de um programa levado a cabo com o intuíto de descredibilizar todo e qualquer indivíduo que afirme ver algo fora do vulgar? Sim, porque se prestarmos bem atenção, quase todas as teorias de conspiração que têm surgido têm o seu equivalente em alguma série televisiva ou filme de Hollywood - o que sugere que alguém está atento a estes fenómenos, a estes relatos, recolhe as ideias essenciais e posteriormente as encaminha para um guionista ou um realizador! Será esta ideia absurda? Por outro lado, se existir realmente uma mensagem oculta, qual será ela, exactamente? Qual será a natureza do contacto? Devemos temer essa experiência, como nos é sugerido no impressionante filme "The Fourth Kind" (ecoando ideias expressas por cientistas eminentes como Stephen Hawking), ou pelo contrário abraçar a experiência, ideia expressa no fantástico "Close Encounters of the Third Kind" de Steven Spielberg?









Seguem alguns exemplos dessas coincidências, ou sincronicidades, sendo que os investigadores, ou contactados, não terão provávelmente recebido cheque  algum relativo aos direitos de autor pela exploração das suas ideias...




David Icke foi a primeira pessoa a surgir com uma teoria de alienígenas reptilianos coexistindo lado a lado com a raça humana.



  Série televisiva V, que retrata a chegada à Terra de naves de reptilianos alienígenas com a aparência de humanos, aparentemente com intenções benévolas que mais tarde se revelam ser verdadeiramente hostis.






Alex Collier vem a público no início dos anos 90, afirmando ter tido contacto com seres da constelação
Andrómeda, humanóides
altos de pele
azul.








Diva, personagem de "Fifth Element" de Luc Besson.





William Henry traz-nos uma 
abordagem ao tema da transfiguração de indivíduos tidos como "santos", sendo retratados na pintura surgindo de um aparente portal 
estelar.






Cenário de Stargate, série que passou recentemente na tv.















 Uma pequena curiosidade para terminar - interessante semelhança entre os objectos retratados na pintura mural do Mosteiro de Visoki Decani, no Kosovo, e as naves presentes no remake de Tim Burton de "Planet of the Apes".