2 de mai. de 2011

10 boas razões para não ir ao Ikea!

foto dum cliente insatisfeito, pobres vinis...


1 - Ingvar Kamprad, o fundador da companhia que iniciou o negócio quando era apenas um adolescente, tem agora 85 anos e segundo a revista financeira sueca Veckans Affärer é possivelmente o homem mais rico do mundo; vive actualmente na Suiça, num paraíso fiscal - não existem estimativas exactas para a sua fortuna, porém a Reuters especula que poderá rondar os 53 bilhões de dólares.

2 - Durante a sua juventude, Ingvar juntou-se ao Movimento Pro-Fascista da Suécia, facto que foi trazido a lume devido a cartas publicadas na imprensa e que estavam na posse do falecido activista nazi Per Engdahl. Ingvar integrou o partido de 1942 a 1945.

3 - Existe uma rede de espiões no seio da empresa, montada segundo o modelo da Stasi, a polícia secreta de Alemanha de Leste; regularmente, Ingvar recebe as atualizações dos seus funcionários, confortávelmente, na sua casa na Suíça, via telefone ou mail.

4 - O Ikea de sueco aparentemente tem apenas o nome - a empresa está registada na Holanda, sob a fachada de duas fundações - a Ingka Holding e a Stichting Ingka Foundation, e com esta manobra não paga impostos! A Stiching Ingka Foundation está avaliada em cerca de 36000 milhões de euros e é considerada a maior fundação não lucrativa do mundo.

5 - O núcleo restrito dos seus gestores de topo são essencialmente homens nórdicos loiros e de olhos azuis. Às mulheres e aos negros, por exemplo, o crescimento dentro da empresa não é possível.

6 - Existem rumores de desflorestação relativamente à proveniência da madeira dos seus móveis. Ainda recentemente, o Ikea adquiriu uma vasta propriedade na Sibéria de uma forma não muito clara, fala-se de uma possível desflorestação de vasta floresta virgem.

7 - Os seus móveis são projectados para durar uma média de 10 anos - sendo que a qualidade não é o seu forte! Se temos de comprar móveis a cada 10 anos, isso não vai ajudar em nada o ambiente! É preferível optar por algo mais robusto e duradouro...

8 - Uma das suas maiores empresas sub-contratadas é chinesa e contribui com cerca de 30% de toda a produção total - como todos sabemos, com horários de trabalho excessivos, permanência dos trabalhadores no local de trabalho durante a noite e trabalho infantil . No caso dos tapetes provenientes do Paquistão, a situação é identica. As organizações de direitos humanos estão de mãos atadas, devido às enormes contribuíções que a empresa faz regularmente. Consta-se que o Ikea paga literalmente o ordenado mensal de alguns dos funcionários do WWF.

9 - Há rumores de que a penugem das suas almofadas é retirada de gansos vivos, uma vez que sai mais económico - a penugem do animal vivo torna a crescer.

10 - O custo do transporte total dos materiais é enorme - comprem localmente e apoiem o comércio tradicional! Apenas em catálogos, o Ikea gastou já mais de 83000 toneladas de papel - imaginem como será a dita "pegada ecológica" da empresa...

Por último, penso que devemos combater a tendência para a globalização do design! O facto de todos termos as mesmas mobílias, os mesmos utensílios é apenas uma parte da lavagem cerebral global que nos empurra para nos vestirmos por igual, ouvirmos as mesmas músicas, vermos os mesmos programas de TV, irmos aos bares da moda, etc. Sejam criativos!