Iconografia - Estudo das representações figuradas; repertório dessas representações. / Estudo descritivo da representação visual de símbolos e imagens tal como se apresentam nos quadros, gravuras, esculturas e outros numerosos suportes de qualquer origem, sem ter em conta o valor estético que possam ter. / Descrição de imagens, de símbolos da Antiguidade, das diferentes mitologias, civilizações e religiões ocidentais. / Repertório de imagens próprias de uma obra ou género de arte, de um artista ou de um período artístico. / Conjunto de imagens ou símbolos tradicionalmente associados a um tema lendário ou religioso. / Material pictórico relacionado ou que ilustra um tema. / Estudo das representações figuradas; conjunto de ilustrações.
Iconologia - (gr. eikonológia = linguagem figurada) Estudo dos ícones (pinturas, representações, signos) e/ou do seu simbolismo artístico. Ciência da representação nas artes, das figuras alegóricas, míticas e emblemáticos e dos seus atributos / Estudo de uma obra ou de um conjunto de obras para interpretação do seu tema e dos seus símbolos como representações alegóricas ou emblemáticas de uma visão filosófica, moral ou religiosa. / Ramo das Belas-Artes que estuda o tratamento dos temas em diversos artistas e épocas. / Estudo da atitude básica de uma nação, período histórico, classe social ou corrente religiosa ou filosófica.
Ícone - (gr. eikón, ónos = imagem) Elemento gráfico que representa determinada pessoa, objecto, operação, ligação ou outro. / Pessoa ou coisa emblemática do seu tempo, do seu grupo, do seu modo de agir ou de pensar. / Signo que representa uma relação de semelhança ou analogia com o objecto que representa. / Indício, símbolo.
Iconoclasta - Aquele que destrói imagens religiosas e se opõe à sua adoração ou veneração. / Aquele que destrói obras de arte, monumentos ou ataca crenças estabelecidas ou instituições respeitadas. Aquele que é contra a tradição.
|
Caravaggio, Narciso |